Via Você Merece
5º VIsup (A1/VIIb) D3 E3
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: oeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 530 metros
Descrição: A linha cruza a maior extensão da parede piramidal da face oeste, seguindo por lindos veios de agarras. Em destaque, têm-se a 1ª enfiada que se apresenta como um convite aos olhos de qualquer escalador ao percorrer a base dessa montanha. Mas não se engane pelas impressões, essa é a enfiada mais exigente da via. A 2ª enfiada é memorável e também mais fácil tecnicamente. Segue por um lindo veio de grandes cristais formando agarras grandes em uma parede bem vertical, que aos poucos vão diminuindo de tamanho e também de inclinação, finalizando em lances de agarras pequenas e aderência. A partir daí, são 2 esticões de corda seguindo os veios em diagonal até encontrar com as canaletas que descem verticalmente ligando com a parte superior da parede. Os veios geológicos reaparecem na 8ª enfiada onde há uma passagem atlética bem interessante e que continua em prazerosos lances de agarras. Os veios novamente iniciam a 9ª e dão lugar à aderência seguida de uma fenda cega que podem ser consideradas o crux psicológico da via. Há um ponto em que os Camalots #1 e 2 podem ser usados, no entanto, não ficam perfeitamente encaixados. Mesmo que não se sinta confiante para guiar lances de 7°, estes podem ser facilmente artificializados e os detalhes estão no croqui. Esse projeto ficou por 16 anos parado por questões de acesso. Então, por favor, entre em contato, antecipadamente, com o proprietário (gente boa demais) de onde se inicia a caminhada, e combine com ele o seu acesso (Fabiano – (24) 98848-6812 – Whatsapp). A propriedade, que fica toda na base da face oeste, teve, no passado, total restrição ao acesso e agora só permitiu o trânsito de escaladores na base com a condição de SILÊNCIO. Então, POR FAVOR, AJUDE-NOS A MANTER O ACESSO LIVRE!
Acesso:
Para chegar a Face Oeste Contra-Forte da Pedra do Taquaril deve-se subir pela Estrada do Taquaril que se inicia na Estrada União Industria no distrito da Posse. Para quem vir de Rio/Petrópolis/Itaipava pegar a BR-040 sentido Juiz de Fora e cerca de 500 metros antes do pedágio pegar a direita em uma saída estreita, cruzar a ponte e estará na Estrada União Industria. Pegar a esquerda e após 3,5 km vire a direita bem junto a uma ponte que tem como ponto de referência o Cachoeira’s Bar. Para quem vir de Juiz de Fora/Três Rios sentido Rio pela BR-040 sair em Areal, seguir até o centro da Posse e após 4,9km vire à esquerda. Siga as placas (verdes) da Pousada Portal da Montanha até a placa que indica a pousada a 1km, pegar a saída a esquerda com placa do Vale da Paz. Subindo, essa estrada contorna pela direita uma casa amarela e continua em uma inclinação forte que, em condições úmidas, irá exigir perícia para carros que não possuem 4x4. Quando surgir uma forte curva para direita e um bambuzal seguir a direita (reto) passar a porteira e estacionar próximo as bananeiras onde se inicia um acesso com calçamento. Essa é a propriedade do Fabiano, um produtor rural muito gente fina que foi o único que nos liberou acesso. POR FAVOR, entre em contato com ele (24 98848-6812 – WhatsApp)
antecipadamente, SEJA CORTEZ.
A caminhada (wikiloc) se inicia pelo próprio acesso calçado subindo entre as lavouras, passar pelo reservatório de água, pegar a estrada que vem de outra propriedade até um aceiro que pode ou não estar limpo subir forte por cerca de 250m, quando a inclinação diminuir cerca de 50 metros a frente pegar a direita em uma trilha. Pegar a esquerda em uma trilha que vem de baixo e logo a frente vire a direita descendo. Nesse ponto tem bloco que é um bom ponto de descanso. Seguir por cerca de 150 metros e novamente vire a esquerda em outra trilha que vem de baixo. Cuidado na volta nessas trilha que vem de
baixo, elas são da propriedade que NÃO nos permitiu acesso. Quando chegar próximo a parede vire à direita para a via Você Merece (10-15 min percorrendo a base) ou à esquerda para o diedrão.
Coordenadas: -22.32673359212717,-43.068854820611605
Equipamento mínimo necessário:
- 2 cordas de 60 metros
- 15 costuras (10 alpinas, 2 x 120cm)
- Camalots # 0.4 ao 3
- 1 cliff Talon e 1 estribo
Data da conquista: 27/08/2021
Conquistadores (em ordem alfabética):
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Encontrou algo errado? Clique
aqui